Quer aprender como consertar micro-ondas? Primeiramente, é preciso descobrir o defeito e, então, acertar na troca das peças!
O aparelho não esquenta? A luz não acende? Estão saindo faíscas? Calma! Problemas em eletrodomésticos são muito mais comuns do que a gente imagina — e, muitas vezes, não conseguimos dar conta do recado sozinhos.
Mas, dependendo do defeito, é possível fazer o conserto por conta própria. Neste artigo, você vai descobrir como consertar micro-ondas com eficiência e agilidade. Porém, antes de tudo, já vamos dar a dica principal: proteja-se.
Coloque luvas antiestática e antichoque para descarregar o capacitor de alta-tensão do aparelho, assim você poderá fazer os eventuais reparos sem se colocar em risco. Vamos lá?
Quais são os defeitos mais comuns em micro-ondas?
Saber quais são os principais defeitos que o aparelho pode apresentar nos ajuda a identificá-los e, consequentemente, a fazer o conserto mais indicado conforme o caso. Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada.
Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico. Se você está receoso quanto a esses sinais e não se sente seguro para averiguá-los sozinho, não se preocupe. Basta recorrer a uma assistência técnica de micro-ondas e deixar o serviço nas mãos de quem entende do assunto.
Como consertar micro-ondas?
Caso você tenha conhecimento sobre o aparelho e se sinta habilitado para fazer o conserto, pode colocar a mão na massa conforme as cinco dicas abaixo. Mas atenção: como citado no início deste artigo, jamais descuide de sua própria segurança.
1. Trocando o fusível
Tecnicamente, o fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa. Esse corte é o que vai proteger a instalação de sofrer um curto-circuito. Portanto, caso o seu micro-ondas não esteja ligando, a primeira coisa que você deve verificar é o fusível.
Para encontrá-lo, retire o gabinete externo do equipamento e siga o cabo de alimentação da unidade, que levará ao invólucro de vidro que abriga o fusível. Remova a peça e, então, vá até uma loja de eletrônicos para comprar outra idêntica à original. Se você tiver o manual do aparelho, é muito provável que o tipo de fusível do seu micro-ondas também esteja descrito ali.
Adquirida a nova peça, basta realizar a troca normalmente, recolocando o gabinete e religando o aparelho para testar. Se, no momento em que você for verificar o fusível, ele estiver em perfeitas condições (com as lâminas intactas), o problema pode ser outro: o interruptor da porta.
Nesse caso, para testá-lo, é necessário retirar a capa protetora externa do eletrodoméstico e o painel frontal. Depois, verifique a mola e a trava do interruptor para ver se as peças estão encaixando perfeitamente na porta. Em caso negativo, substitua-as por modelos idênticos.
No entanto, se você não tiver certeza se esse é o defeito de fato, o melhor a fazer é recorrer a uma assistência técnica para identificar e tratar o problema com precisão e segurança. Inclusive, uma boa sugestão é aproveitar um aplicativo de prestação de serviços para resolver tudo de forma muito mais rápida e prática.
2. Verificando a plataforma giratória
Esse é outro problema bastante comum quando o assunto é o conserto de micro-ondas. Afinal, a plataforma giratória é uma das peças que mais dá defeito no equipamento. Contudo, antes de trocá-la, verifique se a guia está alinhada de forma correta ou se há restos de comida presos a ela, o que poderia comprometer seu funcionamento.
Realizar essa tarefa é bem simples: basta retirar a bandeja da plataforma e fazer a lavagem normalmente, com água morna e detergente neutro. Limpe também a parte interna do aparelho, com atenção especial à cavidade da plataforma giratória e às rodinhas nas quais ela se encaixa.
Recoloque a bandeja e teste o micro-ondas. Se ele realmente não estiver funcionando, pode ser que haja um problema interno no motor giratório. Nessa situação, caso você não tenha conhecimento sobre a peça, o melhor a ser feito é procurar por um profissional habilitado para auxiliá-lo.
3. Substituindo o diodo de potência
Seu micro-ondas não está aquecendo como devia ou você percebeu um barulho estranho durante o funcionamento do aparelho? Esses podem ser sinais de defeito no diodo de potência. Estamos falando de nada mais do que o componente eletrônico por onde passa a corrente elétrica em uma única direção, enquanto o fluxo contrário é bloqueado.
Para trocá-lo, é preciso descarregar o capacitor do micro-ondas e substituir o diodo defeituoso por um novo. O encaixe é simples e feito por pressão, sem a necessidade de soldas. Mas não se esqueça: jamais pressione a peça com muita força no encaixe, pois isso pode ocasionar contratempos imediatos ou futuros nos conectores.
4. Conferindo o interior do aparelho
Quando se trata do conserto de micro-ondas, alguns defeitos são tão banais que, muitas vezes, nem precisamos de muito esforço para resolvê-los. Sabe quando você liga o equipamento e nota a presença de pequenas faíscas? Pois é. A gente se assusta e já vai logo pensando que o problema é grave, o que nem sempre é verdade.
Esse defeito pode aparecer simplesmente por conta de restos de comida que ficaram no interior do aparelho e continuam cozinhando entre um uso e outro. Isso vale também para aqueles respingos nas paredes do micro-ondas que, às vezes, nos esquecemos de limpar.
Portanto, fazer uma limpeza completa e regular é o primeiro passo para evitar tal tipo de problema. Se você leva uma rotina agitada e não sobra muito tempo para cuidar desses detalhes, não hesite em contratar uma diarista para ajudar naqueles dias de faxina completa. Com uma higienização regular, certamente a vida útil de seus eletrodomésticos será preservada.